Dia dezessete de março é sem sombra de dúvidas um dos dias mais esperados por aqui. É nesse mesmo dia, dezessete de março, que é comemorado um dos feriados mais importantes da Irlanda. Os Irlandeses (e milhares de imigrantes e turistas) celebram a memória de São Patrício, santo padroeiro que disseminou o catolicismo no país.

Não parece, mas o St Patricks Day é uma festa religiosa que com o passar do tempo foi tomando diferentes proporções. Hoje o St Patricks Day já passou ser visto como uma data cultural que mobiliza não só a Europa como também grande parte dos EUA (já que muitos irlandeses acabaram imigraram pros Estados Unidos) e do mundo.

Eu nunca duvidei das proporções da ansiedade dos Irlandeses quanto a essa data já que até eu, brasileira curiosa, desde que comecei a planejar a minha vinda para cá já estava praticamente roendo as unhas. Eu fiz questão de organizar tudo para estar de corpo e alma aqui em Dublin durante o St Patricks.

Eu sempre soube que fazer parte dessa festa seria uma experiência incrível mas não sabia o que esperar sobre esse dia, muito menos fiz questão de criar grandes expectativas. Me preparei para aquela quinta-feira comprando alguns acessórios estampados com shamrocks (trevos de três folhas) e mobilizando os meus amigos para juntos, festejarmos e descobrirmos o que a Irlanda tinha a nos oferecer.

Quando a tão aguardada data chegou, todo mundo saiu de casa bem cedinho para encontrar um bom lugar para assistir a parada de perto e aproveitar o dia ao máximo.

A festa do St Patricks começa sempre na parte da manhã com um desfile que conduz a cidade pelas mais tradicionais avenidas de Dublin e embora o St Patricks Day seja apenas uma vez no ano, ele é comemorado durante vários dias por aqui. A cidade ganha uma atmosfera super familiar e andando pelas ruas e pelos parques a gente vê famílias de todos os tipos unidas curtindo o feriado. Até parecia verão!

Muita gente (principalmente nós Brasileiros) acaba comparando a parada com o nosso carnaval ou com nossos desfiles de sete de setembro, mas a St Patricks Parade é diferente de tudo que a nós somos acostumados a ver.

Por minha sorte, esse ano a comemoração por aqui foi ainda maior. Eles comemoraram junto ao St Paddy’s Day os cem anos da Easter RisingCem anos do marco inicial da luta dos irlandeses contra a dominação Britânica que depois de 6 anos de guerra civil os levaram a independência.

Então vocês já podem imaginar. O orgulho estampado no rosto dos irlandeses se via de longe. Eu sempre tive a imagem dos Norte Americanos como os seres mais mais patriotas do mundo mas os Irlandeses na minha humilde opinião os superaram. Eles brilhavam vestindo as cores da bandeira.

O St Patricks de fato é uma festa que envolve MUITA bebida (quando eu digo muita bebida eu estou falando sobre 10km de barris de cerveja pra uma só cidade em um só dia! ), mas por incrível que pareça isso não o torna um dia/evento perigoso. Aqui na Irlanda é totalmente proibido beber na ruas e é tudo sempre muito bem policiado. Mesmo com uma grande quantidade de pessoas (bêbadas) por todo o canto, não se vê tumulto.

Foi uma experiência inesquecível e um das principais lembranças que irão ficar marcadas na minha memória (e no meu coração) sobre viver o St Patricks ao modo Irlandês é que nesse dia tudo é especial. A comida, as bebidas, os trajes.

Tudo é preparado com muito carinho pelos Irlandeses para nos receber. É uma festa que nos diz ”Olha como apesar de todo sofrimento que o nosso país já passou, nós fomos fortes, superamos e hoje vivemos felizes e de braços abertos pra acolher vocês! Somos um povo verdadeiramente cheio de sorte! Isso não é incrível? Vem cá, vamos beber essa juntos!”.

Se fosse preciso um resumo, eu diria que a festa foi tão verde, feliz e grande quanto a minha gratidão por ter vivido tudo isso tão de pertinho

6w 19w

17w

6w

7w

8w

9w

13w

18w

22w

23w

24w

30w

33w

34w

31w

25w

26w

28w

27w

32w
36w

37w

38w

Eu sempre me sortuda e aqui no entre esses Irlandeses isso parece fazer ainda mais sentido! I’ve got the Luck of the Irish ♥


Deixe Sua Opinião



Deixe sua opinião












terça-feira, 12 de abril de 2016.

Que lindaaas suas fotos, bem no estilo fotojornalismo, ameeei <3
Minha mãe faz aniversário no st. Patricks day. Já disse pra ela que um dia vamos comemorar na Irlanda <3


segunda-feira, 25 de abril de 2016.

Ai que amor, deve ter sido incrível acompanhar de pertinho *-*
http://www.desencana.com


domingo, 1 de maio de 2016.

Que delícia! Primeira vez que eu vi como funciona mais ou menos o St Patricks Day e me pareceu um festival muito gostoso de confraternização, não só de dia, como de noite também.
beijos

bagagenstrocadas.blogspot.com


sábado, 12 de novembro de 2016.

[…] tão divertida quanto durante o St Patricks Day (leia o post sobre o St Patricks Day clicando aqui) e ter vivido mais essa data especial em solo Irlandês só me fez relembrar o quanto eu gosto de […]

Comentários no Facebook