Warning: Parameter 1 to wp_default_scripts() expected to be a reference, value given in /home/omundocabenaminhalente/www/wp-includes/plugin.php on line 601
O mundo cabe na minha lente
Warning: Parameter 1 to wp_default_styles() expected to be a reference, value given in /home/omundocabenaminhalente/www/wp-includes/plugin.php on line 601

39web

Admito que assim que decidi vir fazer um intercâmbio aqui para Europa, a coisa que menos me interessava era frequentar um curso de inglês. Pra mim que já vim pra cá com o idioma na ponta da língua, o curso não se passava de uma boa desculpa para atravessar o oceano e acordar todo dia nesse lugar lindo.

Eu não tinha muita exigência quanto a escolha da escola, a mais baratinha já me me satisfazia porquê no fundo, o que me interessava mesmo era o visto e não propriamente a estrutura da escola.

Eu não tinha noção da importância de um bom curso, de uma boa escola e de como isso poderia afetar na experiência do meu intercâmbio. Chegando aqui eu descobri que não era a única que pensava assim e muito menos a única que mudou de opinião logo nos primeiros dias de aula. Por sorte minha a Egali escolheu o melhor mim, eles me matricularam em uma escola incrível.

Como em todos lugares e setores do mundo, existem escolas boas e outras nem tão boas assim, mas de fato a maioria das escolas aqui de Dublin possuem estruturas e professores que super condizem como valor do investimento. O governo se preocupa muito com a qualidade do ensino que o país nos oferece e por isso (e por alguns outros motivinhos) eles fazem vistorias nas escolas regularmente. As que não seguem os padrões exigidos são fechadas, e isso faz com que os padrões dos serviços oferecidos sejam sempre altos.

Quando se fala sobre escola, curso e estudos, a palavra que mais se repete é sem duvidas a palavra  ”attendance”.  O attendance é nada mais nada menos do que a nossa presença nas aulas. Ele pode nos causar dores de cabeça e por isso é uma das coisas que nós mais nos preocupamos. A imigração exige que nós estudantes estejamos frequentando a escola regularmente e tenhamos uma presença de no mínimo 75% ; Eles são bem intolerantes quanto as faltas.

As consequências para quem não comparecer as aulas são inúmeras, uma delas é o cancelamento do visto. Perder o direito de morar, estudar e trabalhar em um país tão incrível e acolhedor quanto a Irlanda é algo que quase ninguém (se não mesmo ninguém) deseja. Sendo assim, somos obrigados a passar nossas manhãs (ou tardes) na aula, e por isso é tão importante garantir que nosso tempo dentro da escola vai estar sendo bem utilizado.

O meu nível de inglês já é bem estabilizado, um dos meus maiores objetivos era vir expandir o meu vocabulário e botar em prática tudo que eu já havia anteriormente aprendido. Gramaticalmente falando não há muito mais o que eu estudar, mas isso não significa que eu não descubra coisas novas toda vez que entro na sala de aula.

Toda segunda-feira chegam novos alunos de várias as partes do mundo para iniciar os seus cursos, o que torna o ambiente da escola uma atmosfera multiculturalmente linda, jovem e divertida.

Dublin é uma cidade cheia de imigrantes, boa parte deles brasileiros (não é novidade alguma, né?!) mas boa parte deles são Europeus que chegam de países que assim como no Brasil não tem o Inglês como língua principal. Esses imigrantes Europeus não precisam frequentar cursos de idioma para aprender a língua, assim como nós, porquê eles não precisam de visto para permanecer em território Irlandês. Alguns deles passam anos morando aqui sem nenhuma base gramatical de inglês e por isso a capacidade que muitos deles tem se comunicar são péssimas.

Durante uma dessas semanas exaustivas (que todo mundo tem) eu acordei com um pensamento do tipo ”se eu fosse Europeia não precisaria estar acordando as sete da manhã nesse frio pra ir para o College”, mas aí quando eu cheguei no trabalho e dei de cara com uma Polonesa que mora a mais de 10 anos aqui na Irlanda e não consegue nem conjugar verbos no passado, pois nunca precisou frequentar um curso de Inglês, eu voltei imediatamente para aquele pensamento matinal e agradeci pela oportunidade que nos deram de passar um determinado tempo aqui na Irlanda para aprimorar a nossa capacidade de comunicação.

Daqui alguns dias o meu curso já está no fim e eu sinto saudades da minha rotina no College desde já. A conecção que eu e todos os outros alunos criamos um com os outros e com os professores é fascinante. Algo que eu nunca tinha visto em nenhum dos cursos que participei anteriormente no Brasil.

A experiência de frequentar um curso de língua estrangeira vai muito além do propriamente o curso. As turmas são pequenas e a proximidade que temos com diferentes nacionalidades, costumes e ideologias vão muito além que os livros didáticos tem a nos ensinar.


Deixe Sua Opinião



Deixe sua opinião












domingo, 11 de setembro de 2016.

Depois de mil anos vim ler esse post. Mas que lindeza de registro. A gente costuma take for granted mesmo certos cursos e certificações quando já temos um nível X de um idioma. Massa que sempre há o que aprender, pessoas para conhecer, e experiências para enriquecer a vida. Feliz que tu estás tendo um intercâmbio legal. É uma oportunidade e tanto! Eu tenho vontade de fazer um, mas para estudar Inglês para negócios. Ótima semana pra ti, xará!

Comentários no Facebook